- Dicas
- Sem comentários
Unanimidade nacional, o churrasco é uma forma de se deliciar com comida de qualidade e também reunir os amigos. Pensando nisso, a GLOBO RURAL chamou a expert no assunto Clarice Chwartzmann para tirar as dúvidas dos nossos leitores no primeiro bate-papo Face to Face, que aconteceu na página da revista no Facebook.
Durante uma hora, ela respondeu ao vivo diversas dúvidas. Para quem perdeu, separamos as 12 melhores perguntas e respostas. Quem sabe não está aqui a solução para seu churrasco ser um sucesso?
Confira:
1) Tem algum segredo para assar frango? Precisa de uma certa paciência? Há que mudar a altura do frango ao braseiro durante o processo?
O frango é melhor espetar, em pedaços. Aqui a gente faz de coxa, sobrecoxa e asinha. Eu gosto de deixá-lo na parte mais alta da churrasqueira p ir assando devagarzinho e vou molhando com manteiga derretida, com um pincel. Para dourar no final eu baixo até o meio.
2) Você tem alguma dica para fazer um churrasco perfeito para as crianças?
As crianças adoram picanha, sem a gordura, maminha e eu tmb faço na grelha um filé mignon. Aqui, costumamos fazer de entrada o coraçãozinho de galinha tmb.
3) Na minha casa costumamos fazer churrasco com carne bovina (picanha, miolo de alcatra, fraldinha), suína (costelinha), frango (sobrecoxa sem osso), linguiças. Nosso problema é sempre a quantidade. Sobra muito! Quando o churrasco é bem variado assim, quanto você recomenda de cada tipo de carne?
Às vezes eu exagero também, para sobrar para o arroz carreteiro depois. Mas, geralmente, eu calculo uns 300 gramas para mulher e 500 gramas para homens.
4) Qual o segredo para deixar a carne no ponto certo (nem mal, nem bem passada)?
Eu costumo identificar que a carne está ao ponto quando ela começa a suar, ficar molhada do lado de cima, depois que você vira a primeira vez. Aí ela começa a ficar ao ponto.
5) No costelão, devo colocar sal dos dois lados e virar ou deixar sempre do mesmo lado? O osso tem que ficar voltado para baixo?
O sal se coloca dos dois lados. E a costela se coloca sempre com o osso para baixo, em direção à brasa.
6) Nunca fiz cordeiro em churrasco. Que dicas pode me passar? Fogo baixo?
Durante quanto tempo? Que tempero fica bom com essa carne? Melhor inteiro ou como fatiar?
Se a peça for grande, ela sempre é assada na parte mais alta da churrasquera. Leva mais tempo, mas ela fica assada por completo. O tempero que eu gosto é somente sal. Depois de servido eu sempre coloco um limão à disposição dos convidados.
7) Quero saber se asa e coxas de frango tem que ferventar ou se vão direto pra grelha?
Não precisa ferventar. Eu deixo assar na parte do meio da churrasqueira e vou pincelando com manteiga derretida e com um pouco de alecrim. Fica uma delícia.
8) Que tempero que você recomenda para um churrasco com cortes de carne bovina?
9) Qual a melhor carne para grelhar e para colocar no espeto?
A melhor carne para grelhar é a picanha, entrecot, carnes em tamanhos pequenos, em postas. As melhores carnes para espeto são a costela, o vazio, que são assadas inteiras.
10) Salgando a carne antes ela fica seca? Colocar o sal só depois a deixa mais suculenta?
Eu salgo a carne antes de colocar na churrasqueira. Ela não fica desidratada. O importante é comprar a carne sem aquele caldo de sangue que fica na embalagem. Isso deixa a carne mais seca, e não o sal.
11) Qual o peso ideal da picanha pra quando fizer não estar dura? É verdade que tem um peso ideal?
A picanha deve ter no máximo 1,100kg.
12) Por que a costela assada no forno demora e fica dura?
A costela precisa de tempo para assar. Mesmo no forno precisa assar em fogo baixo por mais tempo. Na churrasqueira, demoro umas 4 horas.
Fonte: revistagloborural.globo.com