- Dicas
- Sem comentários
O Brasil é o maior produtor mundial de carne bovina, que é curinga no prato do brasileiro. Por isso, selecionamos dicas que vão facilitar o preparo de suas carnes. Afinal, nada melhor que uma carne suculenta e saborosa, não é?
Carne suculenta
- Coloque uma assadeira com água no forno quando for assar uma carne. Assim, ela não ficará muito ressecada.
- Leve a carne para assar com a própria gordura, virada para baixo, e coberta com papel-alumínio para ficar mais macia e suculenta.
- Os melhores cortes bovinos para assar são maminha, alcatra, picanha, costela e acém.
- Prefira peças de carne com até 1,5kg para assar inteiras, pois assim você não corre o risco de ela ressecar por fora e ficar crua por dentro. A temperatura ideal do forno deve ser de média a alta (180º C a 220º C).
Prática e versátil
- Barata e fácil de fazer, a carne moída pode ser utilizada refogada, como prato principal, em molhos e até no recheio de salgadinhos e tortas.
- As melhores opções de carne para moer são o patinho, o músculo, o acém e o coxão mole.
- Evite comprar carne moída já embalada no balcão. Peça para o açougueiro moer na hora para ter uma carne fresquinha.
- Para não empelotar, a carne deve estar em temperatura ambiente antes de ir ao fogo. Outra dica é mexer bem durante o cozimento.
- Refogue a carne moída somente em óleo. Só depois que estiver cozida junte os ingredientes restantes.
Desmancha na boca!
- Peças de carnes mais duras e com nervuras, como a costela, o músculo ou a paleta, podem ficar mais macias. Para isso, devem descansar de um dia para o outro no tempero misturado com um pouco de suco de abacaxi ou 2 gotas de leite de mamão verde.
- Já os bifes precisam ficar menos tempo de molho para amaciar: apenas 10 minutos bastam! Você também pode usar o amaciante para carnes comprado pronto.
- Outra dica para bifes supermacios é cortar bifes grossos e fritá-los em óleo bem quente, em fogo alto, e sem furar a carne com o garfo para que não ressequem.